tecnologia da informação

Tecnologia da informação: o alicerce que impulsiona o futuro

O aumento no uso da tecnologia alavancou a transformação da economia global, impactando os padrões de vida, alterando as preferências dos consumidores e permitindo a evolução da indústria como um todo. No Brasil não foi diferente: o primeiro semestre de 2021 registrou um crescimento de 185% em vagas na área de tecnologia, em comparação com o mesmo período no ano passado. Diante desse cenário, podemos afirmar, sem medo de errar, que investimentos em tecnologia e nos profissionais que fazem a roda da inovação girar serão fundamentais para ditar o sucesso econômico do país nos próximos anos.

Sabemos que as empresas são responsáveis por gerar boa parte dos lucros de um país, elas movimentam o setor com a abertura de novas unidades que geram novos empregos e que influenciam diretamente no crescimento da economia. Por esse motivo, a tecnologia no mercado de trabalho deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade praticamente impossível de ignorar, já que hoje as equipes de TI são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de alto impacto para empresas de todos os setores. A transformação digital já aconteceu, mas ainda está sendo responsável por mudanças significativas na economia do país, que está começando a reencontrar seu rumo após o abalo que pandemia provocada pelo Covid-19 causou.

A força do setor de TI

Mesmo diante de um cenário de crise e desemprego, com empresas fechando a todo momento, o setor de TI demonstrou sua força. No último ano o número de contratações desses profissionais teve um aumento significativo e atualmente empresas de vários segmentos estão reestruturando seus modelos de negócio para se tornarem mais produtivos e lucrativos, através de ideias que só conseguiram ser colocadas em prática graças ao bom uso da tecnologia. Segundo dados de um relatório elaborado pela Accenture, a TI será o alicerce principal para a recuperação das empresas afetadas pela COVID-19. Um outro estudo, dessa vez,  da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que para cada 1% a mais investido em TI, o lucro da empresa aumenta 7% após dois anos.

Investimento no futuro

Mas por qual razão a tecnologia é tão importante para influenciar o crescimento do país no futuro?

Quando bem utilizada, ela pode ajudar as empresas a aumentarem sua produtividade operacional, uma vez que tem o poder de otimizar práticas e gestão de diversas áreas. Ela também auxilia no desenvolvimento mais eficiente de estratégias. Para a área de marketing, por exemplo, existem soluções que já podem prever tendências e se antecipar às necessidades do mercado. Internamente, a análise de dados dará ao gestor o poder de visualizar problemas e pontos que necessitem de melhorias, antes mesmo que eles aconteçam.

O monitoramento das rotinas internas é um outro destaque a ser observado para que as empresas possam conseguir resultados melhores, pois com o uso das soluções de TI, é possível avaliar diferentes aspectos, entender como funciona a operação da empresa e identificar a melhor forma de efetuar uma atividade rapidamente, isso tudo sem falar na possibilidade de aumentar a segurança tanto da empresa, quanto dos colaboradores. Não existe segredo. Investir em tecnologia é investir no futuro. Pois empresas devidamente preparadas conquistam a preferência de antigos clientes e despertam a atenção dos novos.

Necessidade de capacitação profissional

Apesar de toda a sua importância e de estarmos presenciando um cenário de alto crescimento, a área de TI ainda demanda mais atenção e investimentos para continuar gerando bons resultados para as empresas que movimentam a economia do país. Para atuar em um mercado com tantas responsabilidades e grandes possibilidades de crescimento é preciso investir em capacitação profissional de qualidade. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024. Porém, a estimativa é que, por falta de profissionais qualificados, 150 mil vagas não possam ser preenchidas. Ainda segundo a Brasscom, existe um déficit de 24 mil especialistas anualmente no Brasil.

Certamente a pandemia vai passar e devemos aprender as lições que ela vai nos deixar. Para tanto, é necessário caminhar rumo a uma mudança cultural que valorize mais o poder que o setor de TI tem para a economia, investindo em treinamentos constantes que permitam a utilização de soluções que possam ajudar as empresas a prosperarem e inovarem. Para isso, será fundamental que, em um futuro não tão distante, os líderes trabalhem lado a lado com as equipes de TI como peças chave na definição de estratégias de transformação digital com foco nos objetivos de negócios e nas necessidades dos colaboradores, para que todos possam desenvolver o seu potencial e contribuir para aempresa de qualquer lugar e a qualquer hora, com ou sem crise.

Suporte da Blue EdTech

Na Blue, acreditamos que através da educação é possível transformar o mundo, promovendo possibilidades de sucesso que sejam iguais para todos. Ajudamos nossos alunos a se conectarem com as oportunidades de trabalho em empresas com crescimento acelerado. Deseja fazer parte dessa transformação, se tornar um profissional qualificado e disputado em uma ou mais áreas da tecnologia? Saiba mais sobre a Blue, acesse a grade curricular do curso e se torne um Bluemer agora mesmo!