Transição de carreira: Como recalcular a rota?

Transição de carreira: Como recalcular a rota?

18/04/22

Você está pronto para uma mudança de carreira, mas não sabe por onde começar? Escolher uma profissão é uma tarefa que demanda tempo e muitas reflexões. No entanto, mudanças de interesses e circunstâncias podem fazer com que as pessoas escolham um outro rumo para sua vida profissional.

O desejo de mudar também faz parte do processo de evolução e a necessidade de fazer a transição de carreira é algo mais comum do que algumas pessoas podem imaginar. Uma pesquisa realizada pelo Survey Monkey com mais de 300 profissionais, de 21 estados brasileiros, entre 26 e 60 anos de idade, revelou que 36,52% deles estão infelizes com o trabalho que realizam e, 64,24% afirmaram que ter um trabalho diferente poderia torná-los mais realizados.

Os motivos para escolher outro trabalho são inúmeros e incluem desde os novos desafios impostos pela  pandemia e até mesmo antigas queixas de colaboradores: carreiras pouco atrativas, baixa remuneração e falta de perspectiva de crescimento.

Há quem diga que, para muitas pessoas, perder o emprego de maneira inesperada pode ser comparado à perda de um amigo ou parente querido. No entanto, para muitos profissionais que escolhem o momento de mudar de carreira, o processo de transição pode ser gratificante. A mudança até pode levar tempo, mas com um plano bem-organizado, é possível fazer essa transição de carreira sem problemas.

Como fazer a transição de carreira?

Separamos algumas dicas que podem ajudar quem está pensando em passar pela transição de carreira:

Identifique seus pontos fortes

O passo mais importante, antes de tomar qualquer decisão, é se conhecer. Pesquise sobre o setor escolhido e descubra quais são suas melhores competências e pontos fortes para se destacar nesse mercado. Isso geralmente inclui habilidades sociais e soft skills, como trabalho em equipe, comunicação, tomada de decisões e multitarefa.

Determine as habilidades que você precisa melhorar

Identifique as hard skills que a nova carreira exige e comece a desenvolvê-las. Por exemplo, se você quiser trabalhar como desenvolvedor de software, vai precisar aprender a usar linguagem de programação. Você pode tentar aprender essas habilidades por conta própria, em aulas on-line ou em uma escola de programação.

Conheça o setor

Familiarize-se com o mercado e com os termos utilizados. Essa habilidade será um diferencial importante durante uma entrevista. Leia as descrições de cargos e faça busca em sites voltados para o setor, isso vai te ajudar a expandir o vocabulário sobre aquela área. Adicione termos específicos ao seu currículo para mostrar aos gerentes que você realmente entende sobre essa área.

Prepare a mente e o bolso

Esse processo de mudança também exige que você esteja preparado financeira e psicologicamente.

Afinal, será preciso uma reserva financeira para recomeçar e lidar com o salário de um iniciante.

Além disso, voltar à condição de aprendiz não é fácil para um profissional experiente, mas essa etapa também faz parte do processo e você precisa encarar a nova realidade de mente aberta.

Invista em qualificação e networking

A qualificação de qualidade e o networking também serão essenciais no momento de apostar em uma nova carreira. Mas, além da capacitação formal, também é preciso mergulhar no universo da nova profissão e incorporá-la ao seu dia a dia. Ou seja: além de voltar a estudar, é bom seguir páginas, blogs e perfis relacionados à carreira.

Desbrave o mercado 

Mesmo com o plano de transição mais completo, é na prática e experiência que você vai encontrar seu caminho na nova profissão. Por isso, a dica mais valiosa é explorar todas as oportunidades do mercado, participando de tudo o que puder: processos seletivos, conferências, meetups, workshops, mentorias, etc. Lembre-se sempre de que: quem não é visto não é lembrado. Quanto mais conhecimento melhor!

Afinal, independente da área escolhida, toda carreira tem seu próprio universo, que te permite trocar experiências com outros profissionais e conquistar, aos poucos, seu próprio espaço. Ou seja: antes de sair disparando currículos aleatoriamente por aí, você precisa se envolver nesse cenário.

Invista sem medo de errar

A partir do autoconhecimento fica mais fácil estabelecer objetivos que realmente queremos alcançar e que se adaptem à nossa realidade. A transição de carreira é uma oportunidade de se conhecer e aprender. É o início de uma nova jornada ​​rumo ao destino que queremos chegar.

Vivemos em um mundo de constantes mudanças. Passamos boa parte de nossas vidas no trabalho. Lembre-se de que não se trata apenas de sua carreira, mas de sua vida. A transição para uma nova carreira permitirá que você aproveite mais sua vida profissional e pessoal.

A Blue te ajuda a mudar de carreira! 

Blue é composta por um time de gente que gosta de gente, que quer ver o sucesso das pessoas, e que impulsiona ao máximo suas carreiras por meio do acesso à educação qualificada. Muitos de nossos alunos passaram por esse processo de transição e, atualmente, atuam na área que desejavam. Formamos uma corrente do bem que tem como principal combustível o senso de comunidade e o desejo de oferecer oportunidades iguais para que se possa construir um futuro brilhante! Seja um Bluemer!