webdesign

Web Design responsivo: tecnologia e evolução no mundo web

20/08/21

A cada dez anos aproximadamente a tecnologia dá um salto, e na última década, houve uma significativa evolução no mundo de web design que mudou a vida dos usuários.

O que é Web Design responsivo e por que esse conceito mudou a vida dos usuários

Em 2010, com a popularização dos dispositivos móveis e o lançamento de novos gadgets como tablets com acesso à internet, por exemplo, houve uma grande mudança na experiência do usuário que até então acessava sites apenas de seus computadores.

Tínhamos sites estáticos sem uma navegabilidade apropriada, pois ainda não havia sido explorado todo o potencial da tecnologia na direção da fluidez das informações. É neste momento que surge o web design responsivo, o grande salvador da experiência dos usuários (e da indústria também) e um dos principais responsáveis pela evolução no mundo de web design.

O primeiro artigo sobre o tema foi desenvolvido por Ethan Marcotte, web designer norte americano e pioneiro na identificação da necessidade do usuário em relação aos tipos de navegação adaptáveis à cada dispositivo.

O conceito do americano defende a fluidez dos layouts e, naquele momento, sem o desenvolvimento de tecnologias que permitissem essa automatização, muitos pensavam que teriam de desenvolver um layout para cada tipo de gadget, o que seria totalmente impraticável.

Aos poucos, tecnologias foram surgindo e se tornou possível detectar o aparelho de onde o usuário estava acessando o conteúdo. Posteriormente, não apenas o tamanho da tela era revelado, como também a resolução suportada por esse aparelho. Essa tecnologia é chamada de Media Query: um mecanismo introduzido pelo CSS que tornou possível regras de estilos diferentes para mídias diferentes.

Atualmente sites com layouts fixos quase não existem (e ainda bem!). Por conta da facilidade de navegabilidade, até mesmo o Google passou a considerar os sites responsivos mais relevantes, o que influencia positivamente em seu ranqueamento.

Outros conceitos trabalham junto das novas tecnologias de WRD, como por exemplo o de Mobile First, ligado ao mundo de UX/UI Design (User Interface e User Experience Design). Esse conceito parte da premissa de que o número de pessoas com acesso à dispositivos móveis é muito elevado atualmente e, portanto, os acessos vindos desses gadgets vem sendo maiores do que de computadores desktop. Sendo assim, os sites começam a ter suas estruturas relacionadas à experiência do usuário primariamente para versão a mobile, e só depois é pensada a versão desktop.

E as novas tecnologias envolvendo web design responsivo não param de surgir! Os novos recursos são capazes de personalizar as experiências web de acordo com as configurações do próprio aparelho do usuário. Esses recursos de preferência ajudam a desenvolver uma experiência mais robusta e buscam atender aqueles com necessidades de acessibilidade, promovendo inclusão.

A Blue acompanha essa tendência e as que estão por vir, e faz questão de que sua grade esteja sempre em linha com as últimas tecnologias. Uma de nossas especializações é o front end, disciplina totalmente ligada ao web design, uma vez que está relacionada à interface de sites ou aplicativos. Nos primeiros módulos do curso, os alunos são imersos no mundo da tecnologia conhecendo todas as possibilidades de atuação, e, depois disso, contam com o apoio do time educacional que os direcionam para a especialidade mais apropriada de acordo com suas habilidades técnicas. Vem conhecer o mundo tech com a Blue!